Como escolher um bom cavaquinho para iniciante.

O iniciante no cavaquinho precisa entender uma coisa que fará
Toda diferença em seu aprendizado. Quero falar sobre o princípio da jornada
E seu parceiro nessa trajetória.

O cavaquinho


Para escolher um bom cavaquinho é importante que você tenha noção de que
Este parceiro “o cavaco” precisa ser o mais adequado possível de acordo com o nível em que você está. Não vamos passar o carro na frente dos bois, vou explicar melhor.

No mercado encontramos cavaquinho de várias marcas e preços, feitos em série nas fábricas e também os feitos por luthiers profissionais que trabalham na confecção de instrumentos musicais.


Aqui vemos duas situações, os cavaquinhos feitos em série, tem como prioridade em vender em larga escala e não foca tanto na qualidade sonora, acabamento e madeira de lei. É o famoso custo benefício e é ai que o iniciante se encaixa, pois as fábricas pensam neste cliente.

Já os cavaquinhos assinados por luthiers são bem mais caros, pois ao contrario dos fabricados em série, foca exatamente na qualidade sonora, acabamento perfeito e madeira específica tipo: cedro, faia, imbuia, jacarandá entre outras.


O que eu recomendo é que o iniciante opte por um cavaquinho de fábrica pois é bem mais em conta e num futuro próximo com maior conhecimento e a certeza de que realmente quer investir possa escolher e encomendar um cavaquinho feito a mão.

Entre as marcas mais conhecidas de cavaquinhos em série feitos em fábrica, temos os acústicos e os eletroacústicos as duas modalidades possuem diferença no preço. Eletroacústicos tendem a ser mais caros devido a captação embutida. Giannini, Rozini Tocks, Eagle Hofma, Tagima etc.

Meus Conselho aos iniciantes.

Dentre estes acima destaco o Giannini e Rozini. Pois são ótimos para o iniciante e como a intenção primeira é o aprendizado aconselho os acústicos mais a frente você poderá embutir um captador para ligar em uma caixa de som. Mas a princípio o foco é na didática.

Tem um detalhe importante que preciso dizer…
Se possível leve alguém com você para escolher o cavaquinho, de preferência um músico, cavaquinhista ou violonista por já estarem no ramo saberão ver os detalhes mais importantes na escolha.